sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Progressiva à base de mel

O cosmético que alisa os fios sem agredir a sua saúde


Rico em proteínas, sais minerais e açúcares, o mel tem suas propriedades medicinais mais do que conhecidas. O alimento auxilia o combate de proliferação de bactérias, principalmente as ligadas a doenças respiratórias. Essa doçura ainda é cheia de utilidades na culinária e - acredite! - agora também pode entrar no seu dia-a-dia com um poderoso aliado da beleza. Seus nutrientes lhe conferem ação calmante e hidratante, que favorecem a pele e os cabelos.


A aplicação mais recente, prestes a se alastrar pelos salões de beleza, é a escova progressiva à base de mel, criada pelo cabeleireiro paulista Julinho do Carmo. A atriz Claudia Rodrigues, a Marinete do seriado A Diarista, da rede Globo, experimentou e aprovou o método. "Claudia sempre quis ter os cabelos lisos e sedosos. O mel ajuda a relaxar os fios", explica o cabeleireiro da atriz (confira abaixo como foi o tratamento dela).


O sucesso do produto usado por Julinho está na fórmula que agrega três importantes componentes com funções específicas: a queratina hidrolizada com proteínas do trigo, responsável pela reconstituição da fibra capilar; o silicone para selar os fios e o mel, que tem ação antibactericida, dá brilho e hidrata. O resultado são as madeixas lisinhas, mas com um aspecto supernatural.

O preço para deixar o hábito diário de fazer escova e engavetar a prancha varia de R$ 70 a R$ 150. Tudo depende do comprimento dos fios. "O método é indicado para todos os tipos de cabelos, mesmo os que já sofreram alguma química, como tintura, luzes e mechas", explica Julinho. O retoque é feito aproximadamente a cada três meses.




Passo a Passo da escova à base de mel


Dicas para um efeito duradouro


Assim como qualquer outra progressiva, a escova de mel exige alguns cuidados para que os fios permaneçam lisos por mais tempo. Fizemos, com a ajuda do Julinho, uma lista de todos eles:

1. Para ter um resultado mais eficiente, é necessário ficar sem lavar os cabelos por três dias após a técnica da escova progressiva

2. Mantenha os cabelos soltos, para que não fiquem marcados

3. Aguarde pelo menos dois dias após a escova, antes de fazer um novo corte ou passar tintura. Isso garante uma melhor aderência dos produtos

4. Procure lavar os cabelos em dias alternados, pois o produto sai com as lavagens

5. Evite usar xampus anti-resíduos, pois aplacam o efeito da escova progressiva

6. Não use o secador e a prancha em excesso, porque eles podem queimar os fios e enfraquecer a fibra capilar (já existe uma chapinha para usar nos cabelos molhados)

7. Sempre que for fazer escova, aplique produtos com proteção térmica nos fios antes para não agredi-los

Os cabelos recebem um produto à base de mel e são escovados com secador na seqüência.

A chapinha de cerâmica é passada em todas as mechas do cabelo para garantir o efeito liso

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/materias/beleza/Progressiva+a+base+de+mel+adoce+o+visual.mv